Notícias

3º Encontro de ACs debate estratégias para incrementar a emissão dos certificados digitais

Representantes das Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil participaram do 3º Encontro de ACs, nesta terça-feira, 25 de junho, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília. Paralelamente foi realizado, de forma inédita, o 1º Encontro de Comunicação com as equipes de comunicadores das ACs.

“Estamos em uma nova gestão do ITI mais aberta ao diálogo, sem, é claro, nos afastar das rotinas de segurança da infraestrutura, principalmente em relação aos requisitos técnicos”, afirmou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, ao destacar o crescimento do setor em 32% neste ano. Até maio de 2019, foram emitidos de mais de 2,2 milhões de certificados digitais em relação ao ano anterior.

Atualmente, são mais de 8 milhões de certificados ativos e o objetivo é massificar o uso do certificado digital ICP-Brasil para toda a sociedade. Para isto, as empresas discutiram o fortalecimento do mercado e buscaram medidas para garantir ainda mais segurança no processo de emissão dos certificados.

Foram debatidas temáticas sobre o certificado de atributo e suas aplicações; documento nacional de identificação – DNI; e biometria, com a participação de Prestadoras de Serviço de Biometria – PSBio. Essas empresas realizam a identificação biométrica dos usuários do certificado digital, tornando um registro único em um ou mais bancos de dados biométricos acessível para toda a cadeia ICP-Brasil.

A implementação de auditorias a partir de critérios do Programa WebTrust de Princípios e Critérios para Autoridades de Certificação também esteve na pauta, assim como a apresentação de uma ferramenta de banco de dados que compila dados de emissão dos certificados digitais. A plataforma, em fase de desenvolvimento, passará a ser abastecida semanalmente, conforme aprovado na última reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Marketing e comunicação setorial

O 1º Encontro de Comunicação da ICP-Brasil reuniu, pela primeira vez, representantes das ACs que atuam nas áreas de negócios, marketing, comunicação, publicidade e imprensa com o objetivo de discutir estratégias para a implantação de uma comunicação setorial. O encontro foi realizado em formato de fórum de discussão, um espaço livre de debate sobre as melhores estratégias de comunicação para ampliar o mercado consumidor de certificação digital.

Na abertura da reunião, Buz destacou o ineditismo do encontro e desafiou os profissionais a elaborarem um One Day Marketing Plan, plano de marketing realizado durante um dia de discussões. O processo envolveu o uso de algumas ferramentas, como Matriz SWOT, Fatores Chave de Sucesso e 5W2H.

Marcelo Buz, ressaltou que “a ICP Brasil já tem 18 anos de vida, com grandes avanços e conquistas, mas há ainda muito por ser feito, em especial na área de comunicação com a sociedade. E no atual momento da economia brasileira e com a implantação do grande projeto de digitalização dos serviços públicos pelo governo Bolsonaro, precisamos criar uma comunicação setorial, em parceria com nossos elos de confiança, Autoridades Certificadoras, de Autoridades de Registro e demais atores do setor.”

Participaram da reunião os representantes da ACs BR; CEF; CNDL; Defesa; Digitalsign; Imprensa Oficial; Fenacon; MRE; PR; Serpro; Soluti; Doccloud; Online; Link; Certsign; Serasa; Safeweb; Valid; Jus; Consulti. Ainda estiveram presentes representantes dos PSBios Bry, Certbio e Griauli; e da AARB.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One