Certificados digitais ainda estão muito abaixo do desejado pelo governo

Luís Osvaldo Grossmann … 26/05/2017 … Convergência Digital

Em sua primeira aparição pública, o novo presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Gastão Ramos, defendeu que no curto prazo o Brasil amplie o uso de certificados digitais. Segundo ele, a primeira meta é elevar a média mensal de 3,3 milhões para 4 milhões de certificados – e isso até o fim deste ano de 2017.

“Nosso tempo é limitado, curto. Temos a principio até o final do ano para dar resultado. Queremos fazer tudo com celeridade. A gente quer tirar o ITI dessa zona de conforto. Os números são de 3,3 milhões de certificados/mês. Temos que ter políticas para aumentar e não ficarmos confortáveis nesses 3 milhões. De meta, pelo menos 4 milhões para início. Mas queremos que seja bem maior do que isso”, afirmou ao abrir o V Seminário Nacional de Certificação Digital, em São Paulo, na quinta, 25/5.

Ramos elogiou o trabalho da equipe que agora substitui e afirmou que enfrenta “o desafio de impulsionar e consolidar o ITI”. E uma dessas vertentes será uma análise sobre o que chamou de segurança jurídica das chaves públicas brasileiras e do próprio instituto. “Estamos vendo também a condição do próprio ITI. Será que é o modelo ideal? Será que o ITI não poderia se tornar uma agência reguladora?”, provocou. Assistam a apresentação do presidente do ITI, Gastão Ramos.